Quando compras uma casa e recorres a crédito bancário, o seguro multirriscos, juntamente com o seguro de vida, é condição obrigatória para que o banco te aprove o financiamento. Na verdade, mesmo que não fosse obrigatório tens todo o interesse em ter este seguro ativo e explico-te a seguir porquê.
O que é o Seguro Multirriscos?
O seguro multirriscos, tal como o nome indica, é o seguro que cobre uma série de riscos e de danos que podem acontecer na tua casa como, por exemplo, inundações, danos elétricos, incêndios e outras coisas do género. O seguro multirriscos é um ótimo exemplo daquelas coisas que tu pagas e esperas nunca vir a precisar mas se um dia acontecer alguma coisa, vais ficar muito contente de o teres contratado.
O seguro multirriscos tem um determinado capital associado e que funciona como o limite máximo para o valor que a seguradora irá pagar caso exista algum acidente. Por norma, quando associado a um crédito habitação, o capital é o mesmo do capital em dívida e o banco define esse como o mínimo aceitável, mas nada te proíbe de fazer por um valor superior e assim estares com a consciência ainda mais tranquila que há uma salvaguarda se algo acontecer.
Como podes poupar dinheiro com este seguro?
A resposta é dada, na verdade em três passos que te mostro a seguir:
1. Revê o capital segurado
Como te disse há pouco, o banco aceitará como mínimo absoluto que o capital segurado seja igual ao capital em dívida. Ora, à medida que vais pagando as prestações, o capital em dívida, reduz, certo? Se a tua ideia é garantir que o seguro cobre o mínimo possível, então deves ter em atenção para ir atualizando o capital do seguro à medida que o capital em dívida reduz. Desta forma, o prémio do seguro a pagar vai também reduzir. Na minha opinião, não deves ter apenas o capital em dívida como capital segurado já que este valor se pode mostrar insuficiente para fazer face a algum problema futuro. Mais à frente partilho a minha opinião sobre isto e te pode ajudar.
2. Pede propostas alternativas
Na esmagadora maioria dos casos, o banco pede que tenhas um seguro multirriscos mas não diz que tem de ser aquele seguro que te vendem junto com o crédito.
Atenção!
Lê com atenção as condições do teu crédito habitação para garantir que isto é mesmo assim. Pode haver algum contrato em que não possas recorrer a outro seguro fora daquele que o banco te vende.
Então se podes ter outro seguro, o segundo passo é pedires propostas tanto à seguradora atual como a outra que queiras. Mais à frente, partilho contigo um contacto que te pode ajudar neste processo.
3. Decide o que é melhor para ti
Com toda a informação à tua frente, estás em condições de tomar a melhor decisão para ti, seja manter a seguradora atual ou mudar. Caso optes por mudar, não te esqueças de confirmar qual a data da renovação da apólice e comunicar ao banco que a partir da próxima renovação, deverá ser considerada esta nova apólice e deve ser feito o cancelamento da anterior. O banco tem sempre de ser informado desta alteração já que ele será o beneficiário da apólice caso exista algum sinistro.
A minha experiência pessoal
Na minha experiência pessoal sobre este assunto, há duas dicas que quero partilhar contigo.
Garante que o seguro multirriscos tem um valor justo para o imóvel e não apenas o valor da dívida
Como disse há pouco, o banco apenas obriga a que o capital segurado seja igual ao capital em dívida mas se o fizeres podes vir a ter um problema grande, caso exista algum imprevisto ou dano ao imóvel. Imagina que estás nos últimos tempos do teu crédito e o teu capital em dívida é de apenas 10.000€ e que foste ajustando o seguro para ter apenas esse valor garantido. Se pensares bem, é muito fácil que as reparações de um incêndio ou uma inundação custem mais do que 10.000€. Se só tiveres isso na apólice, então o excedente da reparação é suportado por ti. Evita isto tendo um capital segurado que seja alinhado com o valor comercial da casa.
Simplifica o processo e pede ajuda a um mediador de seguros
Quando andas à procura de alternativas, pode ser difícil contactar muitas seguradoras que apresentam as coisas de forma diferente e facilmente te perdes nesse processo. Para evitares isso, o meu conselho é muito simples: consulta um mediador de seguros! Estes profissionais qualificados fazem esse trabalho por ti e apresentam as melhores propostas para a tua situação.
Yorumlar