top of page

A importância do Monopólio

O famoso, e antigo, Monopólio! Esse jogo que tantas horas de diversão trouxe a tantos nos anos 90 e, para alguns, ainda traz hoje em dia.


A importância do Monopólio

Na altura víamos apenas como um jogo de diversão pura e dura em que tentávamos enriquecer, comprar todas as propriedades possíveis, construir casas e hotéis, cobrar rendas aos nossos amigos que lá calhavam, na expectativa que todos ficassem sem dinheiro em algum momento para que fossemos nós os vencedores.


Era difícil para nós, jovens de pouca idade, perceber que podia haver ali algo mais do que apenas um jogo às vezes estupidamente longo e entediante.


E se te disser que o Monopólio é, na sua essência, a forma mais resumida, simples e intuitiva de perceber o tema das finanças pessoais e do investimento? Vejamos:


  • Todos estão em pé de igualdade no início e nisto até é melhor do que a vida real. Todos começam da mesma maneira: uma peça à sua escolha e 1500 "euros" (procurei se existe algum nome oficial para a moeda usada mas parece que se chama apenas "Monopoly Money")


  • Todos são completamente livres de adotar a estratégia que bem entenderem e que acharem ser a melhor para o seu jogo, dentro das regras definidas.


  • No decorrer do jogo podem suceder uma série de eventos inesperados bons ou maus, tal como na vida real.


  • Se pensarmos que cada volta no tabuleiro é um mês, cada passagem na casa de partida é o dia em que recebemos o ordenado e que é, por norma, fixo e certo, tal como no jogo.


  • Temos de pagar impostos, quer queiramos quer não


  • Se gastarmos mais do que temos e acabarmos sem dinheiro, o banco fica-nos com tudo e acaba-se aquele jogo para nós, tendo sempre a hipótese de começar de novo.


Se pensares nisto que aqui está acima, concordas que há aqui muitas semelhanças?


Recebo o meu "ordenado" na casa de partida, pago a outros o que consumo, pago impostos e despesas de saúde e posso utilizar o dinheiro que tenho para comprar coisas que me rendem dinheiro.


Faz sentido?


O jogo Monopólio é, ou pode ser, muito mais do que um simples passatempo — pode ser uma poderosa ferramenta de aprendizagem sobre finanças pessoais, investimentos e tomada de decisões estratégicas. Através das jogadas, aprendemos a importância da gestão de dinheiro, a diferença entre ativos e passivos, e como o investimento pode gerar rendimentos recorrentes (as famosas rendas).


Percebemos também que o sucesso financeiro não depende só da sorte, mas sobretudo das escolhas que fazemos com os recursos que temos.


Além disso, o Monopólio ensina-nos sobre riscos, negociação e até sobre a importância de manter liquidez para lidar com imprevistos (como cair numa casa com multa ou ter de pagar impostos).


Tal como na vida real, quem joga com estratégia, pensa no longo prazo e sabe equilibrar risco com prudência, tem mais hipóteses de sair vencedor. No fundo, o jogo espelha muitos dos princípios básicos da literacia financeira, mas de forma divertida e acessível.


Por isso, fica a recomendação: vai comprar o Monopólio :)



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Regista-te e recebe todas as novidades

Obrigado pelo teu registo

bottom of page